É sempre assim no dia de São João, as cavalhadas de Vildemoínhos saem à rua, numa homenagem ao santo que remonta a 1652, quando os trambelos (moleiros de Vildemoínhos) venceram a guerra das águas do Pavia contra os agricultores de Viseu.
Em Vildemoínhos, terra do "nosso" Carlos Lopes, a noite de S. João é de grande farra (mais ou menos como no Porto, só que em ponto mais pequeno), até porque o rio Pavia já nem é alvo de disputa, antes pelo contrário.
Já não assistia a uma cavalhada desde os tempos da antiga senhora. Este ano, por motivos familiares, lá teve de ser. Fiquei com os ombro doridos de andar a servir de cavalo ao puto mais novo, mas foi divertido.
O Mozzart, o Catatau e outro famosos resolveram aparecer e lá acabei por participar também no desfile. Aqui vão as fotos (tiradas com o telemóvel porque, mais uma vez, esqueci-me da máquina):

Este sou eu, com ar bonacheirão, todo contente porque tenho um pote de mel só para mim.

O Mozzart, a ameaçar o professor de Ciências da Terra (hi hi hi)

O Catatau, veio de pijama, directamente do S. João do Porto

Por fim, tivemos ainda direito ao combate do ano: Tong-zhi versus a "víbora" (leia-se, ministra da educação). Imaginem quem ganhou!!!!!!!!
Bom fim de semana, vou curar a ressaca...A noite de S. João Deu-me .......

5 comentários:
Ganhei eu, sem sombra de dúvida!!!!
E sabes que mais?
Parafraseando uma pessoa que eu cá sei, uma boa discussão dá-me ....
LOLOLOL
Boa ressaca!
Eh eh eh eh!...
Ele há milagres, mas vestir um pijama é coisa que não m'alembrava! :))))
Um senhor de raízes beirãs já me tinha falado nas cavalhadas, já sim senhor. ;) Não deixam de ser um arraial, essa é que é essa!
Está curada (a dentada de cão, cura-se com o pêlo do dito cujo) HEHEHE
Uma boa discussão dá sempre ... desde que o opositor tenha um QI minímo (o que não deve ser o caso da dita senhora).
Quanto ao pijama, aconselho a usar... não se deve deixar as "vergonhas" à solta durante a noite. Nunca se sabe por onde vão andar ... HE HE HE
PODEM DAR-LHES .....
É pena que estas tradições sejam ao longo dos tempos tão adulteradas... parece-me, pois embora viva nesta cidade, já não assisto a esta festa à algum tempo, por razões profissionais,
mas fizeste uma boa história sobre as "cavalhadas de vildemoínhos"
Um abraço
Obrigado Lourenço. Ainda bem que não foste à festa no Sábado. Foi um fiasco, por causa do apagão. O pessoal já não se sabe divertir sem electricidade HE HE HE
Enviar um comentário