24 junho, 2006

CAVALHADAS DE VILDEMOÍNHOS

O ar cheira a mangerico e a pipocas, o barulho da multidão mistura-se com o da fanfarras que lutam desesperadamente para se sobreporem aos bombos dos Zés Pereiras. Os carros alegóricos vão passando lentamente, disputando as palmas os elogios. À frente do cortejo os cavaleiros causam admiração, tão alinhados que vão.
É sempre assim no dia de São João, as cavalhadas de Vildemoínhos saem à rua, numa homenagem ao santo que remonta a 1652, quando os trambelos (moleiros de Vildemoínhos) venceram a guerra das águas do Pavia contra os agricultores de Viseu.
Em Vildemoínhos, terra do "nosso" Carlos Lopes, a noite de S. João é de grande farra (mais ou menos como no Porto, só que em ponto mais pequeno), até porque o rio Pavia já nem é alvo de disputa, antes pelo contrário.
Já não assistia a uma cavalhada desde os tempos da antiga senhora. Este ano, por motivos familiares, lá teve de ser. Fiquei com os ombro doridos de andar a servir de cavalo ao puto mais novo, mas foi divertido.
O Mozzart, o Catatau e outro famosos resolveram aparecer e lá acabei por participar também no desfile. Aqui vão as fotos (tiradas com o telemóvel porque, mais uma vez, esqueci-me da máquina):
Este sou eu, com ar bonacheirão, todo contente porque tenho um pote de mel só para mim.

O Mozzart, a ameaçar o professor de Ciências da Terra (hi hi hi)



O Catatau, veio de pijama, directamente do S. João do PortoA Ministra da Cultura apareceu com lenço na cabeça, para tapar aquele despenteado permanente com que aparece em público.

Por fim, tivemos ainda direito ao combate do ano: Tong-zhi versus a "víbora" (leia-se, ministra da educação). Imaginem quem ganhou!!!!!!!!

Bom fim de semana, vou curar a ressaca...
A noite de S. João Deu-me .......

Para o ano há mais ....

5 comentários:

Tongzhi disse...

Ganhei eu, sem sombra de dúvida!!!!
E sabes que mais?
Parafraseando uma pessoa que eu cá sei, uma boa discussão dá-me ....

LOLOLOL

Boa ressaca!

Anónimo disse...

Eh eh eh eh!...

Ele há milagres, mas vestir um pijama é coisa que não m'alembrava! :))))

Um senhor de raízes beirãs já me tinha falado nas cavalhadas, já sim senhor. ;) Não deixam de ser um arraial, essa é que é essa!

MrTBear disse...

Está curada (a dentada de cão, cura-se com o pêlo do dito cujo) HEHEHE
Uma boa discussão dá sempre ... desde que o opositor tenha um QI minímo (o que não deve ser o caso da dita senhora).
Quanto ao pijama, aconselho a usar... não se deve deixar as "vergonhas" à solta durante a noite. Nunca se sabe por onde vão andar ... HE HE HE
PODEM DAR-LHES .....

Anónimo disse...

É pena que estas tradições sejam ao longo dos tempos tão adulteradas... parece-me, pois embora viva nesta cidade, já não assisto a esta festa à algum tempo, por razões profissionais,
mas fizeste uma boa história sobre as "cavalhadas de vildemoínhos"
Um abraço

MrTBear disse...

Obrigado Lourenço. Ainda bem que não foste à festa no Sábado. Foi um fiasco, por causa do apagão. O pessoal já não se sabe divertir sem electricidade HE HE HE