02 março, 2008

As surpresas do Carvalho

O carvalho é uma árvore deveras surpreendente.
Aqueles que se interessam por coisas da ecologia, sabem que a floresta de carvalhos é o top, o climax de uma sucessão ecológica, que representará a maior diversidade biológica na floresta nesta zona do globo.
Muita boa gente acha que a bolota do carvalho, tem a forma que a seguir se mostra:

Errado! Trata-se de uma defesa contra a picada de um insecto que deposita os seus ovos nos nódulos do ramos. Para sua defesa, o carvalho vai segregando substâncias que vão envolvendo a lavra do insecto. Esta "bolota", mais vulgarmente conhecida por bugalho, é, na realidade o casulo de um insecto.
Mais surpreendente ainda são as chamadas "maçãs de cuco". São galhas, parecidas com maçãs, mas mais nada. Porque surgem? Sei lá, mas deve ser uma forma de defesa. É um fenómeno mais ou menos raro. A zona onde tirei esta foto estava infestada de melgas e é uma zona onde domina o eucalipto, tornando difícil a sobrevivência do carvalho. Talvez seja essa uma razão.
Mais original é o nome que lhe dão: Maçã de cuco. Porquê? Talvez porque esta maçã é tão falsa, como os ninhos dos cucos.
Talvez tenhamos muito a aprender com esta árvore fabulosa que, para se defender das adversidades, em vez de se resignar, responde com "imaginação" e "originalidade" e já agora, com muita elegância e beleza....

9 comentários:

Anónimo disse...

O carvalho é, juntamente, com o castanheiro, uma das minhas árvores favoritas. Já me cansei de berrar contra eucaliptais, austrálias e quejandas pragas que abafam o que resta das testemunhas mais antigas da flora portuguesa continental (a laurissilva é outras coisa, rsrsrs).

Essa das maçãs de cuco e da analogia com os seus ninhos só prova como a sabedoria popular rural está longe de ser saloia. :)

Tongzhi disse...

O que vocês sabem!!!
E porque será que se diz "alhos e bugalhos"? Terá a ver com os carvalhos????
eh eh eh eh

Anónimo disse...

Qualquer ser vivo tem as suas defesas em relação às ameaças do meio exterior. Podem é não ser tão eficazes como a dos carvalhos. Abraços!

LittleTB disse...

Tou sempre a aprender...

:)

Beijo

João Roque disse...

Surpreendente este teu post, pela positiva, claro. Fez-me recordar os posts da Ana Ramon, onde aprendo imenso sobre a vida rural.Conta mais coisas deste género, pois é sempre bom aprender.
Abraço.

SP disse...

Conheço uma pequena floresta de carvalhos e sei como esta árvore é especial. Um abraço... peludo!

Kokas disse...

É o que eu chamo: uma atitude do CARVALHO!

Aquele abraço!

Will disse...

Eu também gosto do carvalho... LOL

gaZpar disse...

Que excelente descrição senhor biólogo! hehe
Para quando uma sobre animais?! ;-)
abraço!