09 janeiro, 2010

CASAR??

Fica decretado que agora vale a verdade.
Agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.
Thiago de Mello
1 de Dezembro de 2008

Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um.
Fernando Pessoa

Confesso que estou dividido.
Entre a minha sólida formação católica, que me diz que é mal, e a necessidade de viver na sociedade actual.
Como católico, sou casado. Na "sociedade civil" não.
Depois de ontem, o não da frase anterior pode mudar para sim. Só depois de ontem.
Não vou dizer que estamos mais modernos, civilizados ou evoluídos. Não me parece que só isto baste. Ficámos, eventualmente, como parte de um Estado que responde melhor a uma sociedade em mudança. Ficámos mais próximos de, como colectivo, olhar as pessoas apenas como pessoas e não pelo que elas são em termos de opção.

Mas ficámos mesmo?? Mudámos a sociedade? as mentalidades?

Mais do que casar que, do ponto de vista jurídico, ou civil se quiserem, a mim não me diz nada, interessam-me os direitos civis que a esse contrato estão inerentes.

Como católicos, ficámos mais longe de Deus? Não me parece. A relação com Deus, para quem acreditar, é individual. Assumimos as nossas opções e temos de aceitar as consequências que daí advierem. Responsavelmente.

Quanto ao casamento, entendido como um sacramento, já o celebrei e é único. Fica para sempre.
Se pudesse, voltava a casar assim? Sim. Com a pessoa que eu amo. Mas não posso. Mas isso não me impede de me sentir como se o estivesse de facto.

E para esse sentimento não há Deus, Lei, Assembleia ou Tribunal que possa ditar as regras.
Só nós....

2 comentários:

João Roque disse...

Que bonito Teddy!
parabéns por este texto, mas principalmente pelo vosso Amor.
Abraços enormes para vocês.

TUSB disse...

Obrigado por partilhares isso tudo conosco, mesmo assim eu acho muito importante o casamento... o meu "marido" de há agora 11 anos está com uma doença degeneradora motora diagnosticada o ano passado, 20% das pessoas sobrevivem 5 anos, e desses só alguns mexem mais que os olhos...
O casamento é agora a nossa prioridade... tão perto e tão longe
Abraço