Esta é a minha 69ª postagem e apetece-me comemorar esse facto. Porquê? Porque sim.
Gosto de fugir da normalidade de comemorar os 25, 50, 75, 100 e por aí adiante. Sessenta e nove é um número giro, o seis encaixa bem no nove, fica assim uma coisa bem aconchegada e eu gosto de aconchegamentos.
Claro que as mentes libidinosas estão a pensar coisas terríveis e reconheço que parte dessas coisas também me passa pela cabeça, mas é sempre antes do sessenta e nove, nunca durante e muito menos depois.
Bem sei que existe uma conotação negativa associada ao sessenta e nove, que leva muitas mentes pudicas a prudentemente saltarem o dito número evitando passar pelo embaraço de ouvirem risadinhas em surdina à sua volta. MAS não tem nada de mal, basta encará-lo como um número mais nada.
O caso mais clássico foi o que se passou com João Bosco Mota Amaral (Antigo Presidente da Assembleia da República e conhecido por ser celibatário convicto), que ao ler a numeração de um determinado artigo, por acaso o nº 69, exclamou “Artigo 69º, curioso número este!!”, imediatamente se ouviu uma risada na sala composta exclusivamente por deputados da Nação. Ou seja, mesmo a cuidar do futuro de todos nós, aqueles senhores imediatamente associaram o número 69 a algo de muito divertido e ligeiramente obsceno. Acredito que 90 % deles terá, ainda que por breves segundos, viajado a grande velocidade para outras paragens. Não tenho dúvidas que 100% dos tringalhitos e tringalhitas estremeceram.
Mas eu não quero comemorar assim o meu 69. Gostava, talvez, mas não o vou fazer. Até porque não posso, uma vez que estou sozinho nesta sala. E comemorar um 69 sozinho é tecnicamente impossível.
Não há nada de mal, nem de obsceno no 69. Temos é de o ver como um filme do Manoel de Oliveira, que dura, dura, dura, muito para além das seis horas de película.
Desmistifiquemos e partilhemos tudo o que está escondido por detrás de um 69, sem segundas leituras.
1º - Vamos colocá-lo no seu verdadeiro lugar
69 (lê-se sessenta e nove) é um número (pode ler-se, posição) natural precedido(a) pelo(a) 68 e sucedido(a) pelo(a) 70.
2º Vejamos várias versões do dito 69
Segundo os romanos era assim: LXIX;
No sistema binário (o mais comum) é assim: 1000101;
Se tivermos oito amigos dispostos a participar no nosso 69, este passa a fazer-se 105;
Se aumentarmos os intervenientes para 12 (chamado sistema duodecimal), já reclamamos apenas 59;
Se formos ambiciosos ao ponto de convidarmos 16 amigos (sistema hexadecimal), temos um curioso 45.
Apenas no sistema decimal (10 mafarricos) é que o 69 é realmente um 69.
Isto é claramente o fim de um mito, segundo o qual o 69 era exclusivo de um par. O verdadeiro 69 existe (claro que existe!), mas no sistema decimal. Por isso desiludam-se os puritanos de parceiro único. Talvez por isso é que na Assembleia da República se tenham todos rido a bom rir, porque 230 deputados dá 23 sessenta e noves. É muito bom!!!, mesmo para um país pequenino como Portugal.
3º Como somos um país turístico, convém saber dizê-lo (e/ou fazê-lo) em outros idiomas (e/ou línguas):
Seixanta-nou – catalão
sixty-nine – inglês
Sesdek naŭ – Esperanto
Sesenta y nueve – Español
六十九 – Chinês (Mandarim)
soixante-neuf – francês
4º Como disfarçar se nos sair (e/ou apetecer) um 69 numa situação menos própria, tipo reunião de família ou almoço com o chefe?
Nestas situações embaraçosas, podemos sempre disfarçar com uma tirada intelectual que impressiona sempre os interlocutores, apresentando a vantagem de nos deixar o ego em cima, muito embora de tringalhito em baixo. Cá vão:
“Whisky Vat 69 é muito bom digestivo”;
“Ando a ler último romance de Ryu Murakami, chama-se 69 e é muito interessante”;
“69? pois 69, é o número atómico do Tulium”;
“Haaa, o que eu gostava mesmo era de percorrer a auto-estrada 69, a inter-estadual americana que vai do Minesota ao Texas” (há que ter algum cuidado com esta frase e pronunciar com muito cuidado a palavra MINNESOTA, porque pode ser pior a emenda que o soneto).
Agora sim, estamos felizes e podemos encarar a crise (que dura há 69 anos) com verdadeiro optimismo.
Bom 69………..Perdão Bom fim-de-semana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Um bom 69 para ti tb!
Não sei porquê mas tenho para mim que este post me "cheira" a alguma outra comemoração :)o
Eu diria ainda mais... Tenho pra mim que é cumemoração. Como anda a lei da sapatilha!!!
Obrigado Vido, aquilo que se deseja aos outros acaba por nos acontecer ehheheheheh
TZ, a mim cheira-me que a "vizinha do 3º" andou a dar com a língua nos dentes HAHAAHAHAHAHHAAH, isto sem pôr em causa a imperial capacidade de "lêr nas entrelinhas".
M. como és um jovem, há algumas coisas que ainda não percebes bem!! A CUmomeração não faz parte do 69, isso é lá mais para a frente (tipo 101 ou 102). Depois faço um desenho hihihihihihihihih
Continuação de bom 69.... Fim-de-semana
hehehe
Já dizia a minha avó, a boa - Não há rainha (leia-se, Imperador) sem sua vizinha!!!!
lololol
Isto tá bonito tá
Enviar um comentário